Queria viajar, mas não tenho dinheiro…

 

Essa é, de longe, a desculpa mais falada por quem está adiando uma viagem (mais uma vez). Pensando nessa dificuldade de (quase) todo mundo, preparamos essa lista de apenas 5 itens sobre como poupar dinheiro para viajar!

 

  1. Tenha prioridades

 

Infelizmente (ou felizmente?) a vida é feita de escolhas. Por isso, antes de qualquer coisa é preciso estabelecer suas prioridades e entender em que posição está sua viagem. Seu próximo destino é mais ou menos importante que a balada do final de semana?

A verdade seja dita, juntar dinheiro (para o que quer que seja) não é fácil e exige força de vontade. Na maioria das vezes, exige escolher abdicar de certos prazeres e confortos da vida. Veja, não estamos dizendo que você nunca mais irá jantar fora – apenas que você pode levar marmita para o trabalho, essas e outras medidas são boas alternativas para economizar dinheiro para sua viagem.

 

  1. Crie uma poupança

Se você ainda não tem, deveria. Na verdade, a primeira coisa a se fazer é organizar seus gastos e entender onde você gasta seu dinheiro, para então economizar onde não é necessário (vide dica 1). Depois que você souber exatamente seus gastos fixos, consegue definir uma quantia mensal para guardar. A dica é: guarde assim que receber! Não no final do mês. Nossa dica especial bônus é: guarde moedas – sim, aquelas que você tenta se livrar. Pode parecer que não, mas moedas valem dinheiro e é possível economizar muito, apenas guardando as pequenas!

 

  1. Venda o que não usa mais

Simples assim. Aquelas roupas que não servem ou você não gosta mais, aquela bicicleta criando pó, a esteira que você nunca usou, aquele eletrônico que acabou a pilha e você não sentiu falta… Tudo o que está apenas ocupando espaço na sua casa, pode ser tudo o que outra pessoa está procurando. E o melhor: você ainda coloca todo o dinheiro na sua poupança!

 

  1. Seja realista – mas não simplista

Muita gente acha que é preciso uma enorme quantidade de dinheiro para viajar e isso simplesmente não é verdade. Não, não estamos falando daquelas reportagens de casais que largaram tudo para viajar vendendo sua arte (embora seja uma ótima ideia). A verdade é que há viagens para todos os estilos, gostos e bolsos. A dificuldade é encontrar a combinação perfeita para você.

É claro que praticamente todo mundo sonha com as fotos de Instagram das blogueiras, em lugares paradisíacos e resorts 5 estrelas. A menos que você seja rico, essa é uma realidade difícil (mas não impossível) de ser atingida. Novamente, uma questão de prioridades.

Nossa principal dica aqui é: pesquise outras formas de viajar. Hoje em dia existem Hostels, Airbnb, pousadas, hotéis, promoções de acomodação, couchsurfing, troca de trabalho por hospedagem e uma série de outras inovações que a internet proporcionou. Tudo isso para dizer: a) tenha planos condizentes com sua realidade (ou acabe em dívidas), b) não reduza suas opções ao óbvio.

 

  1. Planeje com antecedência.

Vejam, isso não é uma regra. Viagens inesperadas podem ser ótimas surpresas, mas, no geral, planejar com antecedência faz com que todas as dicas anteriores fiquem mais fáceis. Isso porque, com um destino em mente é mais fácil visualizá-lo como prioridade e, portanto, poupar dinheiro para torná-lo realidade. Sem contar que se seu sonho é realmente muito caro, você tem mais tem mais tempo para juntar dinheiro.

 

Autor(a): Fernando Santoro

Bem-vindo ao Blog da ClickBus.com.br, a melhor forma de comprar passagens de ônibus para todo o Brasil. Conheça o blog e tenha as principais dicas de destinos, roteiros e promoções com apenas três cliques! Essa é a ClickBus, simples e prática! Viajar nunca foi tão fácil!